Curso de Cuidador da Pessoa Idosa

Curso de Cuidador da Pessoa Idosa

O Curso de Cuidador da Pessoa Idosa da Cruz Vermelha Brasileira Afiliada Minas Gerais tem por finalidade dotar pessoas de conhecimentos específicos, habilidades e atitudes, visando promover integração do indivíduo ao mundo do trabalho, conforme orienta a RESOLUÇÃO Nº 023, DE 23 DE MARÇO DE 2016. O Curso é ofertado gratuitamente e de forma continuada a indivíduos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, que se encontram em situação de desemprego.

O que é o Curso de Cuidador da Pessoa Idosa?

  • O Curso de Cuidador da Pessoa Idosa faz parte de um programa gratuito e socioassistencial da CVB-MG que tem como objetivo capacitar pessoas para a atuação profissional em domicílios, instituições de longa permanência, hospitais, centros de referências, entre outras modalidades de atenção ao pessoa idosa.


  • Ao todo, ele possui 120 horas de aulas teóricas e práticas, realizado de forma presencial na sede da CVB-MG. O curso acontece no período da tarde, de 13:30h às 17:30h de segunda a sexta-feira. As aulas são ministradas por uma equipe multidisciplinar de enfermagem, serviço social e psicologia e acontecem em laboratórios completos, com bonecos de simulação.



  • Posteriormente, os alunos realizam visitas técnicas em uma Instituição de Longa Permanência para pessoa idosa que tenha parceria com a CVB-MG.

Critérios para se inscrever

O Curso de Cuidador da Pessoa Idosa é gratuito e inclui material didático e lanche. Contudo, a inscrição precisa, obrigatoriamente, obedecer os seguintes requisitos:


Ter idade entre 18 e 59 anos;

Residir em Belo Horizonte ou região metropolitana;

Possuir renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;

Ter ensino fundamental completo e/ou ensino médio completo ou incompleto;

Anexar a documentação completa exigida no site ou via CRAS;

Não podem participar do curso pessoas que ingressaram e/ou concluíram ensino técnico na área da saúde ou superior em qualquer área;

Casos de escolaridade inferior ao ensino fundamental completo serão avaliados pela equipe técnica da CVB-MG, quando encaminhados, prioritariamente, pela rede socioassistencial.


Importante:



O número de vagas do Curso de Cuidador da Pessoa Idosa é limitado e preenchido com prioridade de acordo com a renda per capta familiar. Além disso, a inscrição não é garantia de participação no curso.


Para realizar as inscrições via CRAS, é necessário procurar a unidade mais próxima de sua residência e receber as orientações. Para os demais interessados, a inscrição é realizada por meio do link abaixo.


A CVB-MG se reserva ao direito de, caso não atinja o número de alunos por turma, o curso será automaticamente cancelado e os respectivos inscritos serão informados por telefone e e-mail a nova data de realização.

Documentos:


  • Documentos pessoais

    • Xerox Histórico escolar do Candidato/a;
    • Xerox da Carteira de Identidade e CPF do/a candidato/a e de todos os membros da família (que moram na mesma casa);
    • Xerox da certidão de nascimento dos menores de 12 anos que não possuam carteira de identidade;
    • Xerox da Certidão de casamento ou união estável do candidato;
    • Xerox da Carteira de Trabalho do candidato e de todos os familiares maiores de 15 anos (páginas da foto, qualificação; civil, último contrato de trabalho e a seguinte em branco, e última alteração salarial);
    • É necessário a apresentação das Carteiras de Trabalho originais, de todos os membros da família acima de 15 anos que residam no domicílio familiar, estando ou não trabalhando;
    • Se trabalha, xerox do último contracheque (candidato/a e todos que residem na mesma casa);
    • Se desempregado/a ou autônomo apresentar a declaração no modelo abaixo (candidato/a e todos que residem na mesma casa);
    • Xerox do comprovante de pensão ou auxilio doença (candidato/a e todos que residem na mesma casa);
    • Xerox do comprovante de recebimento de Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e Auxílio Brasil (candidato/a e de todos que residem na mesma casa)
    • Se o/a candidato/a ou outro membro da família realizar tratamento de saúde, apresentar com o consentimento do/a paciente, relatório médico ou receita médica.
  • Modelo de declarações

    • EXEMPLO DE DECLARAÇÃO DE AUTÔNOMO (A) :

    DECLARAÇÃO:


    Eu, (Joaquim), portador da Carteira de Identidade n°(00000000) residente à Rua/Av. (*****) nº (00) Bairro (********), declaro para os devidos fins que trabalho como autônomo (descrever atividade) com renda mensal de R$:000,00. Pela presente declaro ainda serem completas e verdadeiras as informações acima expostas estando ciente das penalidades previstas Código Penal Brasileiro, Artigo 171 e 299.

    Belo Horizonte, (dia) de (mês) de (ano)

    (Assinatura do declarante)


    • EXEMPLO DE DECLARAÇÃO DE DESEMPREGADO (A) :

    DECLARAÇÃO:


    Eu, (Joaquim), portador da Carteira de Identidade n°(00000000) residente à Rua/Av. (*****) nº (00) Bairro (********), declaro para os devidos fins que no momento me encontro desempregado e sem nenhuma renda. Pela presente declaro ainda serem completas e verdadeiras as informações acima expostas estando ciente das penalidades previstas Código Penal Brasileiro, Artigo 171 e 299.

    Belo Horizonte, (dia) de (mês) de (ano)

    (Assinatura do declarante)


    EXEMPLO DE DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO OU NÃO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA :


    DECLARAÇÃO:


    Eu , (Joaquim), portador da Carteira de Identidade n°(00000000) residente à Rua/Av. (*****) nº (00) Bairro (******), declaro para os devidos fins que não recebo pensão alimentícia para os meus filhos. Pela presente declaro ainda serem completas e verdadeiras as informações acima expostas estando ciente das penalidades previstas Código Penal Brasileiro, Artigo 171 e 299.

    Belo Horizonte, (dia) de (mês) de (ano)

    (Assinatura do declarante)


    EXEMPLO DE DECLARAÇÃO DE IMÓVEL QUE NÃO POSSUI DOCUMENTAÇÃO (CEDIDA / HERDADA / PRÓPRIA):


    DECLARAÇÃO:


    Eu , (Joaquim), portador da Carteira de Identidade n°(00000000) residente à Rua/Av. (rua) nº (00) Bairro (******), declaro para os devidos fins que moro em imóvel cedido e não possuo documentos da mesma. Pela presente declaro ainda serem completas e verdadeiras as informações acima expostas estando ciente das penalidades previstas Código Penal Brasileiro, Artigo 171 e 299.

    Belo Horizonte, (dia) de (mês) de (ano)

    (Assinatura do declarante)

Share by: