Image

Últimas notícias

Noticias e novidades

 Inscrições abertas para o Programa Ação Jovem da CVB-MG

Inscrições abertas para o Programa Ação Jovem da CVB-MG

Estão abertas a partir de hoje (3/3) as inscrições para o Programa Ação Jovem da Cruz Vermelha Brasileira - Filial Minas Gerais que busca oferecer e estimular a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O programa estava temporariamente suspenso devido à pandemia, e em sua edição de 2022, acontecerá de forma contínua, com cadastro, seleção e encaminhamento realizado pela equipe de Projetos Sociais da CVB-MG.


Ação Jovem: Como funciona o programa

Seguindo os critérios estabelecidos pela Lei de Jovem Aprendiz 10.097/2000 e a Tipificação dos Serviços Socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social -SUAS, a Cruz Vermelha Brasileira - Filial Minas Gerais, oferece o Ação Jovem há 47 anos para adolescentes residentes em Belo Horizonte e na região metropolitana da capital mineira.

Para isso, o Ação Jovem da CVB-MG atende adolescentes entre 15 anos e 3 meses até 15 anos e 9 meses em situação de vulnerabilidade socioeconômica, dando prioridade àqueles encaminhados pela rede socioassistencial.

  • São 5 etapas para ingressar no Programa Ação Jovem:
  • Inscrição: Realizar a inscrição no site da CVB-MG
  • Estudo Socioeconômico: adolescentes dentro dos critérios serão convocados para apresentar a documentação e participar da entrevista com assistentes sociais. Essa etapa é classificatória;
  • Triagem Psicológica: É realizada uma avaliação psicológica para conhecer o perfil dos adolescentes;
  • Curso de Capacitação para o Trabalho: Os adolescentes aprovados participarão gratuitamente do curso;
  • Banco de Talentos/encaminhamento: Ao final da capacitação, os adolescentes passam a integrar o banco de dados da CVB-MG e são encaminhados para o processo de seleção em empresas ou instituições parceiras, conforme disponibilidade de vagas.

É importante ressaltar que não há garantia de emprego após a realização de todas as etapas, uma vez que o encaminhamento depende de vagas disponíveis nos parceiros da instituição e devem cumprir os critérios da Lei do Jovem Aprendiz.

Quem pode se inscrever no Ação Jovem?

Para se cadastrar no programa Ação Jovem da CVB-MG é necessário o cumprimento irrestrito de todos os itens abaixo:

  • Ser residente de BH ou região metropolitana;
  • Ter entre 15 anos e 3 meses e 15 anos e 9 meses;
  • Estar cursando a partir do 9º ano (antiga 8ª série do ensino fundamental). Exceção para jovens que forem encaminhados pela rede socioassistencial, que neste caso, precisam comprovar escolaridade a partir do 7º ano.

Passo a passo para se cadastrar no Ação Jovem da CVB-MG

Antes de fazer sua inscrição, recomendamos que separe toda a documentação que será exigida para o cadastro. É importante que não falte nenhum documento, a fim de que aconteça a análise de forma correta pela assistente social.

A documentação completa pode ser acessada clicando aqui.

Após separar a documentação, é hora de fazer o cadastro.

Para isso, é só acessar a página do programa Ação Jovem e realizar o login. Quem já possui cadastro no site, deverá ir em “Acessar seu cadastro”, preencher e-mail e senha e clicar em “Consultar/Atualizar”. Quem não possui cadastro, irá em “Ainda não é cadastrado?”, colocar CPF e e-mail e clicar para aceitar a política de privacidade da CVB-MG. Após isso, abrirá uma nova tela onde será necessário preencher todos os dados do adolescente ou jovem interessado na vaga.

Tenha atenção com todas as informações, e clique em prosseguir após finalizar o preenchimento.


O que preencher no formulário de inscrição do Ação Jovem

A primeira página pede informações sobre dados pessoais. A segunda, sobre condições socioeconômicas da família. Todas as informações registradas no sistema precisarão ser comprovadas através da documentação que você separou.

Após finalizar a inscrição, você receberá uma confirmação do cadastro por e-mail.

Tenha muita atenção no preenchimento de todos os dados, uma vez que dados divergentes, errados ou incompletos são desclassificatórios na etapa de conferência da documentação.

Para outras informações, acesse a página oficial do Ação Jovem CVB-MG e leia toda a descrição que consta em nosso site.

Links úteis


Imprimir   Email

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, novidades e informações sobre cursos e atividades.

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, novidades e informações sobre cursos e atividades.

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200