Últimas notícias

Noticias e novidades

Departamento da Juventude da CVB-MG leva Setembro Amarelo para escolas

Departamento da Juventude da CVB-MG leva Setembro Amarelo para escolas

O recém-formado Departamento da Juventude da Cruz Vermelha Brasileira - Filial Minas Gerais tem pouco mais de um mês de vida e já demonstra a potencialidade de sua equipe dedicada e incrível. Pertencente à Gerência de Projetos da CVB-MG, a equipe uniu forças com voluntários e profissionais do psicossocial da instituição e está levando palestras, rodas de conversas e dinâmicas psicoeducativas para milhares de alunos de escolas públicas e privadas da capital mineira. A escolha dos beneficiados foi decidida juntamente com a Superintendência de Educação e também contemplou instituições de ensino que já possuem parceria com a CVB. Mas o objetivo é apenas um: conscientizar os jovens sobre a importância da vida e da saúde mental.

O nome do programa é “Vida, como te quero”.

Equipe conta com psicólogos, assistentes sociais, voluntários e profissionais da CVB-MG
Assim como acontece em ações de ajuda humanitária na CVB-MG, não podia ser diferente o engajamento de diversas pessoas na ação do Departamento da Juventude. Por isso, a ação se tornou muito mais completa e participativa com a orientação e auxílio de psicólogos e assistentes sociais da Cruz Vermelha, além de voluntários cadastrados e outros profissionais do time CVB-MG. Para as palestras, foram escolhidos psicólogos com capacitação dedicada ao tema, a fim de apostar em uma abordagem mais humanizada e efetiva.


Porque o Setembro Amarelo é importante nas escolas
O Setembro Amarelo foi criado no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). De acordo com dados da OMS mais de 800 mil pessoas perdem sua vida anualmente por causa do suicídio.
Em relação a estudantes, observou-se um adoecimento mental pós pandemia. Uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo explicitou o forte impacto que a pandemia, e o consequente isolamento social, tiveram na condição sociopsicológica da maioria dos estudantes.
Em Minas Gerais ainda não há dados específicos sobre o assunto, mas em São Paulo, onde a pesquisa aconteceu, foram ouvidos 642 mil estudantes em todo o estado e 70% deles relataram quadros de depressão ou ansiedade quando foram consultados a partir do retorno ao ensino presencial.

Ações irão até o final de setembro
As palestras nas escolas organizadas pela equipe da CVB-MG irão acontecer até o fim de setembro, quando serão levantados os impactos e feedbacks que se relacionam à iniciativa.
Em breve, divulgaremos um balanço completo de cada evento, que já é destaque pela excelência com que está sendo conduzido e pela imensa relevância do tema. Parabéns a todos os envolvidos!


Imprimir   Email

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200