Image

Últimas notícias

Noticias e novidades

CVB-MG e Servas lançam campanha do SOS Chuvas 2024

CVB-MG e Servas lançam campanha do SOS Chuvas 2024

Lançamento aconteceu em evento que fechou a campanha de 2023 e apresentou os números da parceria

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (2), o evento de lançamento da campanha SOS Chuvas 2024, que pelo segundo ano consecutivo, será realizada em uma parceria da Cruz Vermelha Brasileira Afiliada Minas Gerais e o Serviço Social Autônomo - Servas. Na ocasião, também foram apresentados os números do SOS Chuvas 2023, que teve atuação em várias cidades de Minas Gerais entre os meses de novembro de 2022 e junho de 2023.

Para o presidente estadual da CVB-MG, Ricardo Márcio, iniciar a nova campanha em outubro está alinhada com um planejamento mais assertivo sobre as ações das duas instituições. “Quando nos organizamos com maior tempo, somos capazes de atender melhor, mais rápido e minimizar o sofrimento dos mineiros durante os períodos de maior risco do ano”, declarou Ricardo.

Da mesma forma que aconteceu na campanha anterior, o SOS Chuvas 2023 contará novamente com o apoio oficial do Governo Estadual de Minas Gerais, do Ministério Público e da Defesa Civil estadual. Além disso, empresas dos mais diferentes segmentos poderão novamente participar da campanha através de doações ou parcerias pontuais.

Último trimestre de 2023 já possui alertas de chuvas intensas

Mesmo com a alta temperatura registrada na maior parte das cidades mineiras, nas últimas semanas, os boletins da Defesa Civil na segunda quinzena de setembro já apontaram o alerta de chuvas fortes em Minas Gerais.

Ao todo, mais de 500 cidades estão inseridas no informativo oficial da Defesa Civil. Em Belo Horizonte e região metropolitana, o mês de outubro começou com previsão de pancadas de chuvas, possibilidade de tempestades e rajadas de vento.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o fenômeno El Niño estará em seu pico a partir deste mês, o que pode contribuir para chuvas extremas ou com forte intensidade. Em regiões como a Zona da Mata, Campo das Vertentes, Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, é esperado que a maioria da precipitação tenha curtas durações, mas que aconteçam de forma excessiva.

Números da campanha SOS Chuvas 2023

Na campanha de 2023, a CVB-MG conseguiu distribuir 2.118 cartões humanitários para chefes de famílias atingidas pela chuva, sendo 1.292 na modalidade construção e outros 826 cartões de alimentação. A ação pioneira veio de encontro a um planejamento de ajuda humanitária que busca otimizar recursos e dar maior autonomia aos beneficiados.

Além disso, também foram distribuídas 31.411 cestas básicas, que contemplaram 245 municípios mineiros. Entre as doações, também tiveram:
  • 6.635 kits de limpeza;
  • 11.625 kits de higiene pessoal;
  • 9.678 colchões;
  • 8.424 kits dormitório;
  • 4.189 telhas;
  • 1.368 litros água;
  • 7.427 outros itens.
No total, a ação conjunta da CVB-MG e do Servas resultou em 47.978 doações de ajuda humanitária entregues durante toda a campanha do SOS Chuvas 2023.

Relacionando as doações com os números consolidados da Defesa Civil de 12.923 desalojados e 2.241 desabrigados no período de chuvas 2022/2023 em Minas Gerais, mais as pessoas que precisaram de doações devido a emergências no estado, a campanha SOS Chuvas 2023 conseguiu ajudar cerca de 33 mil pessoas que passaram por situação de vulnerabilidade social.

Cartão humanitário será novamente o diferencial na campanha SOS Chuvas 2024

Devido aos altos custos que envolvem armazenamento, aquisição, separação, empacotamento e logística de distribuição, optar pela recarga de cartões alimentação e outros benefícios possibilitou uma resposta mais rápida e efetiva para as famílias que aguardavam por doações.

Além disso, o Cartão Humanitário conseguiu também contemplar os pequenos comerciantes que sofreram diretamente com a queda do poder aquisitivo de seus clientes, e permitiu que as famílias tivessem autonomia para a compra nos seus estabelecimentos de preferência.

“Dessa forma, permitimos que a economia local continuasse funcionando e que estabelecimentos importantes para essas famílias não fechassem as portas”, afirma Ricardo Márcio.

Outro ponto importante é que a distribuição do cartão humanitário atua diretamente sobre a autonomia de quem o recebe, uma vez que ele permite que o chefe de família decida quais as prioridades que vão atendê-lo em um momento tão complicado. Considerando as campanhas de 2022 e 2023, aproximadamente 38 mil pessoas já foram impactadas com a distribuição do cartão humanitário. Para 2024, a expectativa é potencializar ainda mais este número.
 
 

Imprimir   Email

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, novidades e informações sobre cursos e atividades.

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, novidades e informações sobre cursos e atividades.

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200