Image

Últimas notícias

Noticias e novidades

Ação da CVB-MG visa devolver autoestima para mulheres que tiveram câncer de mama

Ação da CVB-MG visa devolver autoestima para mulheres que tiveram câncer de mama

Parceria com a Santa Casa acontece durante o Outubro Rosa

Com mais um projeto inovador em Minas Gerais, a CVB-MG inseriu em suas ações de conscientização sobre o Outubro Rosa, a confecção de mamas de alpiste através do Grupo Aconchego.

O objetivo é atender mulheres em situação de vulnerabilidade social que passaram pelo procedimento de remoção da mama, devido ao câncer. A entrega aconteceu na data de hoje (31) na Santa Casa de BH. Nesta primeira entrega, foram feitos 40 pares, que possuem durabilidade de cerca de 12 meses a partir de alguns cuidados específicos.

Para os próximos 3 meses, a previsão é que sejam produzidas 1.100 próteses, atendendo uma média de 600 mulheres, no caso de demanda de quem passou por mastectomia bilateral.

Por ser possível confeccionar as mamas com produtos de baixo custo, como alpiste e meia, a iniciativa poderá ser replicada em outras situações e visa contribuir para a retomada da autoestima de mulheres que tiveram câncer.

O Instituto Galo também entrou como parceiro da ação e irá ajudar nos custos das próximas mamas que serão confeccionadas.

Cuidados no uso das mamas de alpiste

Além da facilidade de serem colocadas, as mamas de alpiste são leves, fáceis de fazer e precisam apenas de alguns cuidados básicos durante o uso. Como por exemplo, serem armazenadas em locais frescos e arejados e revestidas com preservativos comuns caso o usuário pretenda utilizá-las em clubes ou praias. Isso porque ela não deve ter contato com água.

Além disso, a recomendação é que este tipo de mama só comece a ser usada pelas mulheres após finalizado o processo de cicatrização da cirurgia.

Como surgiram as mamas de alpiste?

A iniciativa deste tipo de prótese surgiu com o projeto Mamas de Amor. Após passar por uma cirurgia no ano de 2016 devido a um câncer de mama, Fernanda Chahin de Aguiar, não imaginava que ainda teria de enfrentar uma fase igualmente desafiadora. Uma das próteses internas colocadas no lugar de seus seios provocou uma grave infecção e precisou ser retirada.

Fernanda ficou tão traumatizada pelo episódio que resolveu procurar algumas alternativas, mas ficou apenas satisfeita com um resultado: confeccionar em casa uma peça com uma meia, preenchida com alpiste, ideia indicada por uma mulher na mesma situação.

A partir daí, ela compartilhou o conselho e exemplo, viralizou para mais de 40 mil internautas na rede social seu passo a passo. A grande aceitação do produto artesanal por pacientes no pós-operatório a estimulou a criar a Associação Mamas do Amor, que hoje conta com mais de oitenta voluntárias.

Sobre o câncer de mama e o Outubro Rosa

De acordo com dados da OMS, 95% dos casos de câncer de mama podem ser curados, se descobertos no início. Por isso, a CVB-MG realiza anualmente a campanha do Outubro Rosa, a fim de levar informações e conhecimento sobre o assunto.

As ações acontecem alinhadas com os princípios da instituição, além de atender aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, que também orientam o trabalho de ajuda humanitária da CVB-MG.


Imprimir   Email

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, novidades e informações sobre cursos e atividades.

Cadastre seu e-mail e receba nossas notícias, novidades e informações sobre cursos e atividades.

Endereço
Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200