Cursos

Cursos e treinamentos

Primeiros Socorros
Módulo - 01

Informações

Primeiros Socorros
Módulo - 02

Informações

Primeiros Socorros
Módulo - 03

Informações

Simulado
Primeiros Socorros

Informações

Lei Lucas
Instituições de ensino

Informações

Atendimento
Psicossocial

Informações

Cuidados Integrais para
Pessoas Idosas

Informações

Curso
Ventosaterapia

Informações

A Rota da Cicatrização
o caminho para tratar feridas

Informações

Curso de Cuidador

Infantil

Informações

Primeiros Socorros

Módulo - 01
Image

Intervenção básica em situação de parada cardiorrespiratória

  • Introdução aos primeiros socorros;
  • Parada cardiorrespiratória – PCR: adulto, criança e bebê;
  • Reanimação cardiopulmonar;
  • Exposição prática do conteúdo;
  • Avaliação teórica e prática.
  • Outras emergências clínicas: engasgo / pequenas hemorragias;
  • Nossos manequins de RCP possuem tecnologia que permite feedback simultâneo sobre as manobras feitas por cada aluno.

Primeiros Socorros

Módulo - 02
Image

Primeiros Socorros a vítima politraumatizada

  • Introdução a cinemática do trauma;
  • Hemorragias;
  • Tipos de feridas;
  • Amputações traumáticas;
  • Esmagamentos;
  • Queimaduras;
  • Emergências clínicas;
  • Traumatismo cranioencefálico;
  • Estabilização / mobilização e transporte;
  • Exposição prática do conteúdo;
  • Avaliação teórica e prática

Primeiros Socorros

Módulo - 03
Image

Primeiros Socorros Avançado

O objetivo do curso é qualificar ainda mais os socorristas formados pela CVB-MG, para que estejam aptos para a ação diante eventos de maior urgência. Entre os conhecimentos do novo módulo estão procedimentos para hemorragias, ferimentos superficiais e profundos, lesões na coluna vertebral e cabeça, estado de choque e transporte de acidentados.

Primeiros Socorros Avançado

Primeiros Socorros à vítima politraumatizada e outras emergências
  • Avaliação geral de cena
  • Choque elétrico
  • Lesões musculoesqueléticas
  • Afogamento
  • Animais peçonhentos
  • Parto de emergência
  • Extração rápidaRetirada de capacete
As aulas serão organizadas em sessões teóricas e práticas, com método expositivo, debates, seminários e realizações de atividades em grupos, através de uma situação-problema. Ao final, é realizado um simulado para a avaliação dos alunos.

Trata-se de situações diversas simuladas, com muito sangue, fumaça, vítimas, barulho e adrenalina.

A prática reúne alunos que concluíram os módulos I e II dos cursos de Primeiros Socorros da instituição.

O treinamento tem como objetivo principal avaliar equipes que possam, em situações de emergência e urgências, enfrentar diversos desafios para o salvamento de indivíduos ou múltiplas vidas.

Os instrutores da instituição avaliam os participantes considerando seu conhecimento técnico, calma, espírito de equipe e capacidade de reação diante de adversidades em ocasiões extremas.

Simulado

Primeiros Socorros
Image

Tudo o que está presente em todos os cenários de grandes desastres, acidentes, eventos de grande impacto, faz parte também do simulado de Primeiros Socorros da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais.

A Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais, está oferecendo um treinamento exclusivo para avaliação individual de Socorristas formados em Primeiros Socorros Avançado.

Trata-se de situações diversas simuladas, com muito sangue, fumaça, vítimas, barulho e adrenalina. A prática, reunine alunos e alunas que concluíram o módulo avançado de treinamento da instituição, o treinamento tem como objetivo principal avaliar equipes que possam, em situações de emergência e urgências enfrentar diversos desafios para o salvamento de indivíduos ou múltiplas vidas. Os instrutores da instituição avaliam os participantes considerando seu conhecimento técnico, calma, espírito de equipe e capacidade de reação diante de adversidades em ocasiões extremas.

EM BREVE

Lei Lucas

Para instituiçõe de ensino
Image

Escolas devem se adequar à lei que tornou obrigatório o treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino.

 

A partir de 2 março de 2019, todas as escolas do Brasil deverão ter professores e colaboradores capacitados em primeiros socorros. A obrigatoriedade foi estabelecida, em outubro de 2018, após a aprovação da 13.722, chamada Lei Lucas, que tornou obrigatório o treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino básico e recreação infantil.

A Cruz Vermelha Brasileira é referência em primeiros socorros e segue as diretrizes do Centro de Referência Global em Primeiros Socorros da Federação Internacional da Cruz Vermelha. Os cursos são ministrados por especialistas na área e têm carga horária mínima de 4 horas.

O conteúdo é adaptado às necessidades do ambiente escolar, usando exemplos do dia a dia. Ao final do treinamento, são emitidos os certificados determinados pela lei, o que garante a conformidade do estabelecimento de ensino.

Atendimento Psicossocial

Exclusivo para Psicólogos
Image

Atendimento Psicossocial em Emergências/Desastres – O atendimento humanitário, em situações de emergências e desastres, envolve muito mais do que o resgate das vítimas, o serviço de saúde, a entrega de doações ou proteção física populações atingidas.

A prática da psicologia na área de emergências e desastres tem de ser desmistificada. Muitos acreditam que o papel do psicólogo em situação de desastre é uma escuta clínica tradicional em um período de curto tempo, mas o que acontece é um trabalho interdisciplinar – com enfermeiros, bombeiros, assistentes sociais, etc. – que busca possibilitar um ambiente para a reestruturação da comunidade atingida.

A abordagem psicossocial frente a essa demanda no auxílio das emergências e desastres tem como objetivo fundamental evitar mais danos e tentar voltar à comunidade atingida para uma normalidade de funcionamento. E é com o propósito de ajudar pessoas que estão comprometidas com essas situações que surgiu uma nova área na psicologia denominada Psicologia nas Emergências e nos Desastres.

Curso de Cuidados Integrais para Pessoas Idosas - CIPI.

Curso Profissionalizante
Image

Este curso busca formar pessoas que procuram uma nova oportunidade no mercado de trabalho atuando nos cuidados integrais para pessoas idosas. Com uma formação baseada nos processos humanísticos institucionais, mantendo o rigor do cuidado, valorizando a autonomia e independência do idoso em todas as etapas do processo de envelhecimento.

Um curso pautado nas diretrizes nacionais e internacionais dos cuidados à pessoa idosa, permitindo com que o aluno esteja preparado para lidar com as mais diversas situações que envolve o cuidar da pessoa idosa. Este profissional poderá atuar em instituições de longa permanência, casas de passagem, lares e abrigos temporários, residências familiares e outros.

O curso é dividido em três momentos. Inicialmente, o aluno fará uma imersão no conteúdo teórico, sendo capaz de analisar e desenvolver seu pensamento crítico junto ao cuidado da pessoa idosa. Posteriormente, embasado teoricamente, poderá praticar as ações de cuidados em nosso laboratório amplamente equipado e preparado para este treinamento. Ao final, o aluno passará por uma vivência prática em uma instituição de longa permanência, fazendo jus a todo o seu processo de formação. 

Os professores que compõem o corpo docente serão profissionais de áreas específicas, diretamente correlacionadas com o objetivo principal da formação do cuidador, como enfermagem, assistência social, psicologia, educação física e fisioterapia.

O curso está sendo formatado e estaremos divulgando em breve a grade curricular e as horas/aula.

EM BREVE

Ventosaterapia

Curso Profissionalizante
Image
A ventosaterapia é uma técnica milenar da medicina chinesa que tem sido amplamente difundida nos dias atuais por diversos profissionais da saúde.

Com o passar dos anos as ventosas passaram a ser usadas por profissionais da terapia manual, massoterapeutas, esteticistas, entre outros. Neste curso o aluno terá a oportunidade de aprender o mecanismo de funcionamento dos principais tipos de ventosas bem como seus benefícios nos tratamentos de dores musculares e articulares, crônicas ou pontuais, proporcionando resultados rápidos e duradouros para seus clientes.

Quem irá ministrar este curso é o professor Maike Galdino, especialista em massoterapia clínica, ventosaterapia e acupuntura.

EM BREVE

Na Rota da Cicatrização

o caminho para tratar feridas
Image

O curso "na rota da cicatrização - o caminho para tratar feridas" é uma opção de capacitação e qualificação de profissionais e estudantes da área de enfermagem e médica que pretendem se diferenciar na equipe multiprofissional no tratamento das mais diversas feridas. 

Nele, o aluno irá aprender características e cuidados necessários para cada tipo de ferida, a fim de compreender a melhor forma de tratá-las e obter o melhor resultado de cicatrização.

No curso, você irá aprender:

  • aspectos legais e éticos na assistência de enfermagem no tratamento de feridas, regulamentação da atuação da equipe de enfermagem no cuidado aos pacientes com feridas 
  • anatomia e fisiologia da pele, conceito de feridas, processo de cicatrização, tipos de cicatrização da ferida
  • avaliação do paciente portador de feridas; consulta de enfermagem, processo de enfermagem; investigação clínica 
  • acrônimo – timers, preparo do leito da ferida: timers – ações clínicas 
  • princípios básicos para realização do curativo terapia tópica 
  • preparo do leito da ferida: limpeza / higiene da ferida, mensuração, documentação fotográfica 
  • tratamento de ferida baseado no acrônimo, timers

Carga horária: 8 horas

Protocolos de saúde: máximo de 20 alunos por turma / uso obrigatório de máscara

caso não atinja o número mínimo de alunos por turma o curso será automaticamente cancelado e os respectivos inscritos serão informados por telefone e e-mail.

Preço promocional para estudantes. 

Curso de Cuidador
Infantil

Image
O curso é voltado para quem atua ou pretende atuar no cuidado de crianças.

Após concluído o curso, o aluno será capaz de entender a função de cuidador infantil dentro do domicílio e terá a expertise necessária para assistir a qualquer incidente com a(s) criança(s) que estiverem sob sua responsabilidade. Além disso, ele terá qualificação quanto à:

No curso, você irá aprender:

  • Postura profissional
  • Higiene pessoal
  • Preparo emocional e físico
  • Ética profissional e adaptação a diferentes estruturas e padrões familiares e comunitários
  • Respeitar a privacidade da família
  • Demonstrar sensibilidade, paciência, criatividade, saber ouvir, perceber e suprir carências afetivas
  • Usar do autocontrole emocional para situações críticas e vexatórias
  • Auxiliar em sentimentos negativos, perdas e mortes
  • Demonstrar honestidade e conduta moral
  • Procurar por conhecimento atual e permanente, entre outras.
Ele acontece durante 6 semanas, sempre de 7h às 12h, às segundas, terças e quartas conforme calendário divulgado pela CVB-MG, sendo:
  • 50 horas de aula teórica
  • 10 horas de aula prática e treinamento de habilidades
  • 5 horas de visita técnica em instituição infantil

Endereço
Av. Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200

Endereço
Av. Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200