Programas Sociais

Conheça nossos projetos

A CVB-MG tem por finalidade desenvolver ações de caráter gratuito, planejado e continuado, voltado para o atendimento de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Estas ações visam promover, capacitar e qualificar este público por meio da inserção em programas socioassistenciais que buscam desenvolver habilidades e potencialidades, proporcionando vivências para o alcance de autonomia e protagonismo.

Programa
Ação Jovem

Informações

Cuidador de idosos Familiar

Informações

Grupo
Aconchego

Informações

Programa Ação Jovem

O Programa Ação Jovem tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e contribui para o retorno ou permanência de adolescentes e jovens na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho, conforme orienta a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

Quem pode participar?

Podem participar adolescentes de ambos os sexos com 15 anos e 3 meses até 16 anos e 3 meses, que residem em Belo Horizonte e região metropolitana, e que estejam cursando a partir do 9º(nono) ano, antiga 8ª série do ensino fundamental, com exceção dos adolescentes encaminhados pela rede socioassistencial. Neste caso, serão aceitos jovens com escolaridade a partir do 7º(sétimo) ano.

Como empregar um jovem?
Qualquer empresa, de pequeno à grande porte e das mais diversas áreas de atuação, está apta a contratar um jovem. Para mais informações entrar em contato usando nosso formulario:

Como funciona?

O adolescente realiza a sua inscrição virtualmente no site da Cruz Vermelha MG, na data a ser divulgada (os adolescentes encaminhados da rede socioassistencial tem prioridade no atendimento). É realizada seleção de inscrições com base em critérios socioeconômicos e/ou sociais, por profissionais da assistência social. Aqueles que forem selecionados passarão por uma entrevista e triagem psicológica.

Curso de capacitação para o trabalho

Os adolescentes que forem selecionados para o Programa Ação Jovem poderão realizar o Curso de Capacitação Para o Trabalho, que é ofertado gratuitamente. O Curso tem a duração de dez dias no período da manhã e da tarde, considerando o contraturno escolar de cada adolescente. O curso envolve conteúdos como ética no trabalho, relacionamento interpessoal, meio ambiente, cidadania e outras habilidades relacionadas ao mundo do trabalho.

Há duas modalidades de contratação dos jovens:

- Aprendiz:
Contratado a partir 15 anos e 3 meses, permanece no programa de Aprendizagem por 16 (dezesseis) meses junto a empresa ou instituição parceira, tendo sua carteira assinada pela CVB-MG. Aulas teóricas na CVB-MG e a prática acontece na empresa, sendo quatro horas de duração por dia, de segunda a sexta-feira.

- Jovem Trabalhador
Contratado a partir dos 16 anos, podendo permanecer no programa até os 18 anos. Executa funções na empresa ou instituição parceira e tem a formação profissional na CVB-MG, tendo sua carteira assinada pela CVB-MG.
 
Ambos são acompanhados durante todo o período do contrato por equipes especializadas da CVB-MG nas áreas da educação, psicologia, assistência social, promovendo uma formação humana e, ao mesmo tempo, todas as habilidades profissionais necessárias para o mundo do trabalho e o exercício do primeiro emprego.

Encaminhamento ao trabalho

Ao final do curso, os adolescentes passam a integrar ao banco de jovens profissionais da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais. Os jovens cadastrados no banco de dados podem ser indicados para o trabalho em instituições ou empresas parceiras. A realização do curso e do cadastro no banco de jovens não é garantia de encaminhamento ao trabalho.

Documentos:

Documentos pessoais
  • Carteira de Identidade (original ou protocolo);
  • CPF (original ou protocolo);
  • Declaração escolar (original, sem rasura, com até 30 dias de emissão);
  • Xerox da Carteira de Identidade (frente e verso);
  • Xerox do CPF;
  • Xerox da Declaração escolar;
  • Xerox da Carteira de Trabalho (foto, qualificação civil, último contrato de trabalho e a folha seguinte em branco ou print da carteira de trabalho digital com os dados pessoais);
  • Comprovante de endereço: conta de água ou luz ou telefone ou comprovante residencial emitido pela Unidade Básica de Saúde (posto) de referência.

  • (páginas: da foto, qualificação civil, último contrato de trabalho e a página seguinte, que está em branco (candidato).

Programa Cuidador de Idosos Familiar

Apenas com encaminhamento do CRAS

O Curso de Cuidador de Idosos Familiar da Cruz Vermelha Brasileira Filial Minas Gerais tem por finalidade dotar pessoas de conhecimentos específicos, habilidades e atitudes, visando promover integração do indivíduo ao mundo do trabalho, conforme orienta a RESOLUÇÃO Nº 023, DE 23 DE MARÇO DE 2016. O Curso é ofertado gratuitamente e de forma continuada a indivíduos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, que se encontram em situação de desemprego.

Como funciona?

  • O curso será realizado de forma híbrida – modo online e presencialmente na sede da CVB-MG.
  • O curso possui a duração de 108h/aula.
  • O curso é realizado no período da tarde, de 13h:30min às 17h:30min, três aulas semanais no formato híbrido (online e presencial).
  • A equipe é composta por profissionais de áreas como enfermagem, serviço social e psicologia.
  • Serão realizadas aulas em laboratórios completos com bonecos para simulação do cuidado com o paciente acamado. Posteriormente, os alunos farão visitas técnicas em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos que tenha parceria com a CVB-MG.

Como faço para me inscrever?

  • Ter idade entre 18 e 59 anos;
  • Moradores de Belo Horizonte ou região metropolitana;
  • Possuir ensino fundamental completo ou ensino médio completo ou incompleto;
  • Não podem participar pessoas que ingressaram e/ou concluíram ensino técnico ou superior.
  • A inscrição não é garantia de participação no curso.
  • Não será avaliado o processo que estiver com documentação incompleta.
  • Os documentos entregues ao Serviço Social, no momento da entrevista,  não serão em hipótese alguma devolvidos ao candidato e seus familiares.
  • Ser encaminhado pela rede socioassistencial.

As inscrições devem ser feitas apenas pelo site do CRAS, procure o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. Endereços dos CRAS CLIQUE AQUI

Documentos:

Documentos pessoais
  • Xerox Histórico escolar do Candidato/a;
  • Xerox da Carteira de Identidade e CPF do/a candidato/a e de todos os membros da família (que moram na mesma casa);
  • Xerox da certidão de nascimento dos menores de 12 anos que não possuam carteira de identidade;
  • Xerox da Certidão de casamento ou união estável do candidato;
  • Xerox da Carteira de Trabalho do candidato e de todos os familiares maiores de 15 anos (páginas da foto, qualificação; civil, último contrato de trabalho e a seguinte em branco, e última alteração salarial);

É necessário a apresentação das Carteiras de Trabalho originais, de todos os membros da família acima de 15 anos que residam no domicílio familiar, estando ou não trabalhando;

  • Se trabalha, xerox do último contracheque (candidato/a e todos que residem na mesma casa);
  • Se desempregado/a ou autônomo apresentar a declaração no modelo abaixo (candidato/a e todos que residem na mesma casa);
  • Xerox do comprovante de pensão ou auxilio doença (candidato/a e todos que residem na mesma casa);
  • Xerox do comprovante de recebimento de Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e Auxílio Brasil (candidato/a e de todos que residem na mesma casa)
  • Se o/a candidato/a ou outro membro da família realizar tratamento de saúde, apresentar com o consentimento do/a paciente, relatório médico ou receita médica.

Grupo Aconchego

O Grupo Aconchego – Convivência da Pessoa Idosa, fundado em setembro de 2010, visa contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, conforme orienta a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. É aberto à população idosa de Belo Horizonte e Região Metropolitana, e desenvolve atividades que visam qualificar, incentivar e promover os benefícios e serviços socioassistenciais de forma gratuita e continuada.

Como funciona?

Os trabalhos desenvolvidos no Grupo Aconchego são realizados de segunda a quinta feira, e são divididos em dois grupos, segunda e quarta, com capacidade de atendimento de 40 usuários e terça e quinta, também com capacidade de 40 usuários, no horário de 14h às 16h30min.

Público alvo, critério e inscrições:

  • O público alvo são pessoas idosas com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, em especial idoso com vivência de isolamento social por ausência de acesso a convívio familiar e comunitário.
  • O critério de acesso será por busca espontânea, encaminhamentos da rede socioassistencial e conselhos de direitos.
  • As inscrições são realizadas na sede da Cruz Vermelha Brasileira – Filial MG.

Endereço
Av. Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200

Endereço
Av. Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200