A CVB-MG tem por finalidade desenvolver ações de caráter gratuito, planejado e continuado, voltado para o atendimento de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Estas ações visam promover, capacitar e qualificar este público por meio da inserção em programas socioassistenciais que buscam desenvolver habilidades e potencialidades, proporcionando vivências para o alcance de autonomia e protagonismo.
Programa Ação Jovem
Quem pode participar?
Podem participar adolescentes de ambos os sexos com 15 anos e 3 meses até 16 anos e 3 meses, que residem em Belo Horizonte e região metropolitana, e que estejam cursando a partir do 9º(nono) ano, antiga 8ª série do ensino fundamental, com exceção dos adolescentes encaminhados pela rede socioassistencial. Neste caso, serão aceitos jovens com escolaridade a partir do 7º(sétimo) ano.
Como empregar um jovem?
Qualquer empresa, de pequeno à grande porte e das mais diversas áreas de atuação, está apta a contratar um jovem. Para mais informações entrar em contato usando nosso formulario:
Como funciona?
O adolescente realiza a sua inscrição virtualmente no site da Cruz Vermelha MG, na data a ser divulgada (os adolescentes encaminhados da rede socioassistencial tem prioridade no atendimento). É realizada seleção de inscrições com base em critérios socioeconômicos e/ou sociais, por profissionais da assistência social. Aqueles que forem selecionados passarão por uma entrevista e triagem psicológica.
Curso de capacitação para o trabalho
Os adolescentes que forem selecionados para o Programa Ação Jovem poderão realizar o Curso de Capacitação Para o Trabalho, que é ofertado gratuitamente. O Curso tem a duração de dez dias no período da manhã e da tarde, considerando o contraturno escolar de cada adolescente. O curso envolve conteúdos como ética no trabalho, relacionamento interpessoal, meio ambiente, cidadania e outras habilidades relacionadas ao mundo do trabalho.
Há duas modalidades de contratação dos jovens:
- Aprendiz:
Contratado a partir 15 anos e 3 meses, permanece no programa de Aprendizagem por 16 (dezesseis) meses junto a empresa ou instituição parceira, tendo sua carteira assinada pela CVB-MG. Aulas teóricas na CVB-MG e a prática acontece na empresa, sendo quatro horas de duração por dia, de segunda a sexta-feira.
- Jovem Trabalhador
Contratado a partir dos 16 anos, podendo permanecer no programa até os 18 anos. Executa funções na empresa ou instituição parceira e tem a formação profissional na CVB-MG, tendo sua carteira assinada pela CVB-MG.
Ambos são acompanhados durante todo o período do contrato por equipes especializadas da CVB-MG nas áreas da educação, psicologia, assistência social, promovendo uma formação humana e, ao mesmo tempo, todas as habilidades profissionais necessárias para o mundo do trabalho e o exercício do primeiro emprego.
Encaminhamento ao trabalho
Ao final do curso, os adolescentes passam a integrar ao banco de jovens profissionais da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais. Os jovens cadastrados no banco de dados podem ser indicados para o trabalho em instituições ou empresas parceiras. A realização do curso e do cadastro no banco de jovens não é garantia de encaminhamento ao trabalho.
Documentos:
Documentos pessoais
- Carteira de Identidade (original ou protocolo);
- CPF (original ou protocolo);
- Declaração escolar (original, sem rasura, com até 30 dias de emissão);
- Cópia da Carteira de Identidade (frente e verso);
- Cópia do CPF;
- Cópia da Declaração escolar;
- Cópia da Carteira de Trabalho (foto, qualificação civil, último contrato de trabalho e a folha seguinte em branco ou print da carteira de trabalho digital com os dados pessoais);
- Comprovante de endereço: conta de água ou luz ou telefone ou comprovante residencial emitido pela Unidade Básica de Saúde (posto) de referência.
(páginas: da foto, qualificação civil, último contrato de trabalho e a página seguinte, que está em branco (candidato).
Documentação das pessoas que moram com o candidato (mesma residência)
Modelo de declarações
Programa Cuidador de Idosos Familiar
Apenas com encaminhamento do CRAS

O Curso de Cuidador de Idosos Familiar da Cruz Vermelha Brasileira Filial Minas Gerais tem por finalidade dotar pessoas de conhecimentos específicos, habilidades e atitudes, visando promover integração do indivíduo ao mundo do trabalho, conforme orienta a RESOLUÇÃO Nº 023, DE 23 DE MARÇO DE 2016. O Curso é ofertado gratuitamente e de forma continuada a indivíduos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, que se encontram em situação de desemprego.
Como funciona?
-
O curso será realizado de forma híbrida – modo online e presencial na sede da CVB-MG;
-
curso possui a duração de 120h/aula.
-
O curso é realizado no período da tarde, de 13h às 17h, três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira);
-
Possuímos uma equipe multidisciplinar de enfermagem, serviço social e psicologia;
-
Serão realizadas aulas em laboratórios completos com bonecos para simulação do cuidado com o paciente acamado. Posteriormente, os alunos farão visitas técnicas em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos que tenha parceria com a CVB-MG.
Como faço para me inscrever?
-
Ter idade entre 18 e 59 anos;
-
Moradores de Belo Horizonte ou região metropolitana;
-
Possuir ensino fundamental completo ou ensino médio completo ou incompleto;
-
Não podem participar pessoas que ingressaram e/ou concluíram ensino técnico ou superior.
-
A inscrição não é garantia de participação no curso.
-
Não será avaliado o processo que estiver com documentação incompleta.
-
Os documentos entregues ao Serviço Social, no momento da entrevista, não serão em hipótese alguma devolvidos ao candidato e seus familiares.
-
As inscrições podem ser realizadas via CRAS (procure o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência) OU através do link abaixo
Documentos:
Documentos pessoais
- Xerox Histórico escolar do Candidato/a;
- Xerox da Carteira de Identidade e CPF do/a candidato/a e de todos os membros da família (que moram na mesma casa);
- Xerox da certidão de nascimento dos menores de 12 anos que não possuam carteira de identidade;
- Xerox da Certidão de casamento ou união estável do candidato;
- Xerox da Carteira de Trabalho do candidato e de todos os familiares maiores de 15 anos (páginas da foto, qualificação; civil, último contrato de trabalho e a seguinte em branco, e última alteração salarial);
É necessário a apresentação das Carteiras de Trabalho originais, de todos os membros da família acima de 15 anos que residam no domicílio familiar, estando ou não trabalhando;
- Se trabalha, xerox do último contracheque (candidato/a e todos que residem na mesma casa);
- Se desempregado/a ou autônomo apresentar a declaração no modelo abaixo (candidato/a e todos que residem na mesma casa);
- Xerox do comprovante de pensão ou auxilio doença (candidato/a e todos que residem na mesma casa);
- Xerox do comprovante de recebimento de Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e Auxílio Brasil (candidato/a e de todos que residem na mesma casa)
- Se o/a candidato/a ou outro membro da família realizar tratamento de saúde, apresentar com o consentimento do/a paciente, relatório médico ou receita médica.
Modelo de declarações
Grupo Aconchego

O Grupo Aconchego – Convivência da Pessoa Idosa, fundado em setembro de 2010, visa contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, conforme orienta a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. É aberto à população idosa de Belo Horizonte e Região Metropolitana, e desenvolve atividades que visam qualificar, incentivar e promover os benefícios e serviços socioassistenciais de forma gratuita e continuada.
Quem pode participar?
-
Pessoas idosas com a idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em situação de vulnerabilidade social e/ou risco pessoal, prioritariamente os encaminhados pela rede socioassistencial.
Como se inscrever?
-
As inscrições são realizadas virtualmente no site da Cruz Vermelha Brasileira Minas Gerais, no link abaixo. Informamos que idosos encaminhados da rede socioassistencial tem prioridade no atendimento. Após a inscrição é realizada, pelos profissionais da assistência social, uma seleção com base nos critérios socioeconômicos e/ou sociais, de cada um. Aqueles que forem selecionados passarão também por uma entrevista e triagem psicológica.
Como funciona o programa?
-
Os selecionados participarão de um grupo com aproximadamente 35 (trinta e cinco) pessoas, no período da tarde, no horário de 13:30h às 17h, uma vez por semana.
-
As ações desenvolvidas serão: oficinas, atividades de dança, contação de história, atividades artesanais, estimulação cognitiva, entre outras.
Documentos solicitados
- Cópia da carteira de identidade (frente/verso)
- Cópia do CPF
- Cópia Comprovante de endereço
- Cópia da Carteira de Identidade e CPF do Curador
- Cópia comprovante de pagamento do INSS ou pensão ou Benefício de Prestação Continuada.
- Cópia do comprovante de recebimento de pensão alimentícia ou declaração escrita de próprio punho (de acordo com o modelo abaixo) do beneficiário. Caso não tenha pensão alimentícia, apresentar também declaração original de próprio punho (de acordo com o modelo abaixo) informando que não recebe em caso de mãe e pais separados
- Cópia de documento de registro de veículo
- Cópia recente das contas de luz, da conta de água, das contas de telefones fixos e celulares.
- Cópia do IPTU
- Se casa alugada: Cópia de contrato de locação ou recibo de aluguel.
- Se casa cedida ou herdada: original de declaração (de acordo com o modelo) escrita a próprio punho, informando que não paga aluguel, mas que também não possui a documentação do mesmo.
- Em caso da existência de doença crônica na família apresentar cópia do laudo médico e/ou receita médica com data dos últimos três meses.