Ações Humanitárias

Os benefícios assistenciais ofertados pela Cruz Vermelha Brasileira - Filial Minas Gerais, fazem parte da política de Assistência Social e são um direito do cidadão e dever do Estado. Esses benefícios são divididos em duas modalidades: o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os Benefícios Eventuais.

O objetivo das Ações de ajuda humanitárias não é apenas de salvar vidas em circunstâncias de emergência, mas também encontrar soluções e integrar os esforços humanitários em programas de desenvolvimento.

A Cruz Vermelha, nascida da preocupação de prestar socorro, indistintamente, aos feridos nos campos de batalha, esforça-se, no âmbito internacional e nacional, em evitar e aliviar o sofrimento humano sob qualquer circunstância. Procuramos não só proteger a vida e a saúde, como também fazer respeitar o ser humano. Promovemos a compreensão mútua, a amizade, a cooperação e a paz duradoura entre todos os povos.

A ajuda humanitária é aquela prestada em momentos de necessidades agudas, quando um grande número de vidas está em risco, e implica uma resposta rápida e ágil. Essas necessidades podem surgir em consequência de desastres provocados por conflitos, epidemias, fenômenos naturais e climáticos, e turbulências sociais.

Ajuda humanitária é um conjunto de ações que tem como objetivo garantir a defesa de direitos humanos básicos para grupos em que eles estão ameaçados. Desastres naturais, guerras, conflitos, crises econômicas, dentre outros, constituem ameaças ao direito à vida, aos direitos fundamentais do ser humano e às liberdades individuais. É o auxílio prestado por Estados, Organizações Não Governamentais, Organizações multinacionais, como a Organização das Nações Unidas, e demais atores que disponibilizam recursos materiais, como distribuição de alimentos, e imateriais, como auxílio jurídico, para populações necessitadas.

De acordo com a Global Humanitarian Assistance a ajuda humanitária “se destina a de salvar vidas, aliviar o sofrimento, e manter a dignidade humana durante e após uma crise provocada pelo homem ou um desastre natural, bem como prevenir os despreparados para evitar que essas situações aconteçam” (GLOBAL HUMANITARIAN ASSISTANCE, 2017).

Instituições como a Cruz Vermelha e os Médicos Sem Fronteira são importantes atores internacionais que se dedicam a levar ajuda humanitária para diferentes lugares do mundo. Um dos eventos foi o terremoto que assolou o Haiti em 2010. O país que já era fragilizado por conflitos de diferentes naturezas necessitou de ajuda humanitária que envolvia desde a presença de forças militares até distribuição de alimentos.

A campanha SOS-Chuva

A campanha SOS-Chuvas tem o foco nas populações vítimas dos eventos causados pelas chuvas, muitas vezes já fragilizadas por situações do cotidiano devido às múltiplas carências, a partir daí ocorre uma sobreposição de vulnerabilidades.

A CVB-MG procura então, em momentos como esses, agir com eficácia nas ações de ajuda humanitária com ações que contemplem um atendimento de pronta resposta na mitigação das necessidades detectadas seja abrindo a campanha para a arrecadação de alimentos não perecíveis, água, materiais de higiene pessoal, material de limpeza, colchões ou solicitando apoio financeiro para adquiri-los.

No ano de 2022 a instituição inovou com o lançamento do Cartão Humanitário, que tem por objetivo trabalhar a dignidade e autonomia de pessoas em vulnerabilidade e situação emergencial. Com recargas únicas, as famílias beneficiadas são contempladas com a transferência direta e pontual de renda, além de movimentar a economia local em cidades atingidas. Essa ação é feita em parceria com o CRAS de cada localidade e Defesa Civil, possibilitando que o público alvo seja diretamente atendido.

Amor Palavra Íntima.

Aproveitando o ensejo do mês de março, quando se comemora Dia Internacional da Mulher, a CVB-MG promove a Campanha Amor Palavra Íntima, com a arrecadação de roupas íntimas novas e material de higiene pessoal, destinado às mulheres que vivenciam as mais diversas situações de vulnerabilidades no seu dia a dia (população de rua, mulheres abrigadas, mulheres que sofrem violência doméstica, coletivos de migrantes/refugiadas, mulheres encarceradas...), além de debates e encontros.

O objetivo é além de tentar contribuir de forma concreta para a dignidade dessas mulheres levando um pouco de carinho e cuidado é também propor uma reflexão à sociedade sobre as realidades e desafios que as cercam diariamente.

Aqueça Minas

A campanha Aqueça Minas é uma iniciativa da CVB-MG no estado em prol das populações vulneráveis em épocas em que ocorrem mudanças bruscas de temperatura quando as mesmas ficam ainda mais expostas no período a mais riscos e adoecimentos.

A campanha consiste na solicitação financeira à população e parcerias com empresas para a compra de cobertores e agasalhos novos. A doação financeira arrecadada contempla ações como a Noite Quentinha quando os itens são entregues no período da noite juntamente com um gostoso chocolate quente às pessoas em situação de rua e também nas entregas feitas em abrigos municipais, comunidades tradicionais e associações diversas que prestam assistência aos mais carentes.

A CVB-MG também aceita as doações diretamente entregues na sua sede dos itens novos solicitados

Doação de Sangue, Vida Que Segue

 O sangue é o principal transportador de substâncias para os órgãos e tecidos do corpo, e nele também se concentra grande parte das informações imunológicas que oferecem defesa natural ao organismo – por isso a doação sangue é de extrema importância para ajudar a salvar a vida de pessoas que passam por situações de riscos, sendo que uma única doação de sangue carrega o poder de salvar outras 4 vidas.

Consciente da importância deste ato, a CVB-MG promove   no mês de junho, a campanha “Doação de sangue, Vida que Segue”, quando é comemorado o Dia Internacional do Doador de Sangue, incentivando o ato e, procurando assim, contribuir para a conscientização e a prática da   população quanto a importância de colaborar de forma habitual e solidária para que o hemocentro do estado, o Hemominas, mantenha   níveis adequados de sangue, possibilitando o atendimento às demandas.

Casa Segura- Prevenção de Acidentes na Infância

Os acidentes na infância são recorrentes nos lares brasileiros. Estatísticas divulgadas por hospitais e instituições que atendem crianças demonstram que este número é preocupante no que diz respeito à hospitalização ou óbito devido aos acidentes, ocorridos no ambiente domiciliar e fora dele.

Em contrapartida, medidas de prevenção dos acidentes com crianças são extremamente importantes para a redução do número de casos e aumento da qualidade de vida dos mesmos. Sendo assim, a CVB-MG, com o intuito de prevenir, orientar e   conscientizar pais, educadores e as crianças acerca do tema, desenvolveu uma metodologia acessível de trabalho denominado projeto “Casa Segura- Prevenção de Acidentes na Infância”, demonstrando a partir de situações práticas os perigos inseridos no ambiente familiar que podem resultar em riscos para elas.

A montagem de cenário de uma casa é feita em locais preferencialmente públicos em datas preestabelecidas.

Setembro Amarelo

O suicídio segundo os especialistas, é um fenômeno complexo e multifatorial e, muitas vezes enxergado como a única saída que a pessoa possui para ficar livre do seu sofrimento.   A cada dia que passa existe a necessidade de se falar mais sobre o tema e apresentar alternativas de tratamento, bem como o de fortalecimento de vínculos, para que o mesmo possa ser prevenido.

A CVB-MG promove no mês de setembro a Campanha Vida, Como Te Quero, tentando construir assim um canal de comunicação entre os profissionais e o público envolvido em diversas atividades procurando fomentar a discussão sobre o tema, esclarecer mitos e verdades e quebrar o tabu de se falar sobre ele.

Outubro Rosa

No Brasil, o câncer de mama é um dos maiores desafios da saúde da mulher a serem enfrentados pelos especialistas. A classe médica reconhece que o primeiro e principal passo para se combater a doença é o conhecimento. A incidência, segundo o instituto de Câncer (INCA), cresce a cada ano.

A CVB-MG, no mês de outubro, promove a campanha Câncer de Mama, Vamos Falar Sobre Isso? Realizando diversas atividades interativas com o público em foco e que contribuem na reflexão principalmente da importância na mudança de atitudes das mulheres quanto à questão da real necessidade de prevenção, autocuidado e desmistificação das questões ligadas ao tema.
Nossa equipe aproveita a oportunidade para também divulgar informações quanto à prevenção do colo do útero.

Novembro Azul

O câncer de próstata no Brasil é um dos tipos de câncer que mais preocupam os especialistas no que diz respeito à saúde dos homens, tendo como agravante a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, resultando assim em chances de cura reduzidas. Além de ser uma patologia também cercada de estigmas e preconceitos.

Como em outras doenças, a prevenção sempre é o fator importante. Por isso a CVB-MG, promove   no mês de novembro, a campanha “Câncer de Próstata – Vamos falar sobre isso? Através   de atividades e ações educativas de saúde como rodas de conversas, palestras, oficinas, confecção de material gráfico, oportunizando também a discussão de outras doenças que acometem o público masculino. Esclarecendo dúvidas, divulgando fatores de riscos e proteção, procurando desmistificar estigmas, preconceitos e estimular a população quanto a importância da prevenção anual e do autocuidado.

Info Migrantes

O Info Migrante é um parceria da Cruz Vermelha Brasileira - Filial Minas Gerais e a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Braga e se destina a cidadãos brasileiros que residem no Brasil e buscam migrar para Portugal.

O objetivo é orientar essas pessoas, através de atendimentos virtuais e contribuir para uma migração mais segura/informada, para que a decisão seja consciente e evite situações

de risco/vulnerabilidade.

Os atendimentos são gratuitos, agendados e realizados através de videochamada.

Acompanhe aqui notícias sobre o projeto

 .

Para os agendamentos deve enviar e-mail exclusivamente para dbraga.infomigrante@cruzvermelha.org.pt

Endereço
Av. Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200

Endereço
Av. Alameda Ezequiel Dias, 427 - Centro
Belo Horizonte – MG
CEP: 30130-110

Telefone

(31) 3239-4200